Biomassa de banana verde: saudável e versátil

A queridinha da culinária saudável tem motivos mais do que suficientes para estar no topo da escala health!

Ela é fonte de vitamina A, boa para a visão e ossos.

Fonte de vitaminas do complexo B, essencial para sistema imunológico e memória.

Fonte de cálcio, magnésio, potássio e fósforo.

No intestino, funciona como fonte energia para as “boas bactérias, os lactobacillus e fungos, garantindo a integridade da mucosa, fundamental para a absorção de nutrientes e produção de substâncias essenciais, como a serotonina e a testosterona. Por isso é considerado como alimento prebiótico.

Desintoxicação: contém inulina, substância que age no intestino grosso, potencializando a eliminação de toxinas.

Diminui a absorção de gorduras e de glicose, sendo excelente para controlar a glicemia em diabéticos.

Promove a saciedade, excelente em dietas para perda de peso.

Melhora a imunidade: ótimo para pessoas com gripe de repetição, infecções urinárias, rinites e sinusites alérgicas e candidíase.

Não há contra indicações, podendo ser consumida por qualquer pessoa, apenas a quantidade é que deve ser adaptada às necessidades individuais.

Por ser feita a partir de bananas que ainda não amadureceram, tem a característica de ser um amido resistente, sendo portanto de baixa carga glicêmica.

A Biomassa pode ser comprada congelada ou feita em casa com durabilidade de 3 a 4 meses no freezer. Por não ter sabor algum, é utilizada para fazer bolos, tortas, sucos, shakes, pães, patês, sopas e o que a sua imaginação permitir.

Quanto mais informação a respeito de coisas que envolvem a nossas saúde nós temos acesso, maior é a nossas responsabilidade em colocarmos em prática.

Então um brinde à saúde e mãos à massa!

Receita Básica de Biomassa de Banana Verde:

Você pode utilizar qualquer tipo de banana, desde que esteja totalmente verde. Lave-as bem sem tirar a casca. Coloque na panela de pressão com água suficiente para cobri-las. Deixe na pressão por 15 minutos. Retire e descasque. Coloque a polpa no liquidificador ou amasse com um garfo. (necessário que as bananas estejam ainda quentes). Na geladeira dura uma semana. Para congelar, prepare porções menores para facilitar seu uso no decorrer de 3 meses.

Responsável pelo Wellness and Health Center do Buddha Spa Ibirapuera

Médica Nutróloga, membro da American Academy of Anti -Aging Medicine…

Crédito Imagem: cc Flickr /Ratna Rajaiah

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta