TPM – massagem para amenizar seus sintomas

Ela é uma das maiores queixas das mulheres, mas faz parte da essência feminina. As mudanças hormonais que antecedem a menstruação provocam verdadeiras tempestades, seja fisicamente ou emocionalmente e em graus diferenciados conforme o caso. Provocam não somente o sofrimento da pessoa como também afetam os relacionamentos e a produtividade no trabalho. Se você se inclui neste este grupo de mulheres que padece deste mal, não se entregue. É possível amenizar e até acabar com estes períodos que tiram sua tranquilidade e bem-estar.

Sintomas da TPM

Entre algumas variantes, neste período os sintomas podem ser:
– Tensão ou ansiedade
– Sensibilidade nos seios
– Tensão ou ansiedade
– Humor depressivo
– Alterações de humor, irritabilidade ou raiva
– Mudanças de apetite e desejos por comida
– Insônia e cansaço
– Dor de cabeça
– Inchaço

Em alguns casos mais graves, ela é diagnosticada como TDPM, (Transtorno Disfórico Pré Menstrual), uma forma muito mais intensa que a TPM e que pode causar sérios problemas físicos, emocionais e psíquicos, podendo levar a depressão e até tendências suicidas. Existem “gatilhos” que intensificam os sintomas. Entre eles o estresse, problemas emocionais, falta de vitaminas no organismo, dietas saturadas de sal que provocam a retensão de água, consumo excessivo de álcool e cafeína entre outros.

O que pode ser recomendado neste período?

  • mudança de hábitos

  • medicamentos

  • terapias alternativas

Massagem para TPM e TDPM

Já existem testes que comprovam que a massagem pode atuar de forma positiva nestes períodos. Mulheres diagnosticadas com TPM e TDPM receberam uma ou mais massagens para relaxamento. O resultado foi diminuição na ansiedade, na depressão, melhora de humor e na dor, imediatamente após a primeira sessão de massagem.

Os efeitos a longo prazo (cinco semanas) com aplicação de massagens terapêuticas resultou em redução na dor, na retenção de líquidos, atuando positivamente na angústia menstrual global. No geral, os resultados deste estudo comprovam que a massagem terapêutica pode ser uma terapia complementar eficaz para o tratamento de sintomas pré-menstruais, inclusive ao mais graves. Testes em andamento continuam sendo produzidos para compreender ainda mais o como a massagem pode influenciar positivamente nestes casos.

Confie nesta terapia milenar. Utilize esta ferramenta que relaxa, reduz o estresse e traz inúmeros benefícios para a sua saúde. Não se resigne, achando que este problema não tem solução! Você pode e deve tentar mudar esta realidade.

Comece já!

Atenção: para diagnosticar corretamente o seu grau de TPM e ter o acompanhamento e medicamentos corretos, busque a orientação de médicos e profissionais para definir especificamente o que deve ser aplicado no seu caso. É sempre necessário ter uma orientação personalizada.

Leia também: Como controlar a TPM através da Nutrição Funcional por Dra Carolina Baccei

Artigo: BCires

Fontes: http://womenshealth.gov   / http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10907210

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta