Fuja da flacidez com esportes e atividades físicas!

Uma mão segurando o cotovelo de outra pessoa

A celulite tem sido motivo de preocupação entre as mulheres. Mas a flacidez, muito comum também em homens, é uma grande vilã da beleza saudável. As mudanças freqüentes de peso, o abuso de sol, a má alimentação, predisposição genética e, principalmente, a falta de exercícios físicos provocam um envelhecimento da pele pela perda dos nutrientes e má circulação, afetando as fibras de colágeno e elastina e diminuindo a oxigenação da pele. O resultado é a falta de tonicidade que deixa a pele flácida e caída. Infelizmente a flacidez pode se manifestar nos locais mais variados do corpo como seios, braços, coxas e glúteos. (E, neste caso, nem estamos citando especificamente a terrível flacidez facial.)

As fibras musculares precisam de movimentação para que não corram o risco de se atrofiarem. Com o passar dos anos, temos uma perda progressiva de massa muscular em nosso organismo que acentua o problema e a única forma de controlá-la é fugindo da vida sedentária e procurar atividades esportivas ou ginástica a fim de exercitar a musculatura.

Algumas orientações podem ser muito úteis para a boa manutenção do tônus muscular e correção da flacidez:

1) Fuja de banhos muito quentes. Se possível, alterne água morna com jatos de água fria. Além de ser um ótimo tônico corporal, ajuda a eliminar a fadiga e o cansaço.

2) Faça exercícios com regularidade e sempre com orientação de um profissional. Os resultados são excelentes, mas exigem frequência e muita força de vontade. Vale tudo: andar de bicicleta, caminhar, correr, ginástica, natação.

3) Faça diariamente massagens deslizantes no corpo, com óleos aromáticos ou loções, sempre em movimentos circulares e ascendentes. Esta precaução melhora a circulação local.

4) Em casos mais graves, sempre há a alternativa de procurar tratamentos em clínicas especializadas. A Eletroestimulação e a Miototerapia são algumas das técnicas e costumam dar resultados. Mas lembre-se que depois terá de fazer manutenção ou, com o tempo, voltará a estaca zero.

5) Há muitos alimentos que ajudam a combater a flacidez. Procure uma orientação nutricional para iniciar uma dieta balanceada, mudando seus hábitos alimentares. Os resultados podem ser surpreendentes.   

Vamos as receitas hoje.

Óleo Calmante Muscular

Ideal para massagear os músculos doloridos, após alguma atividade física, pois é altamente refrescante. Proporciona um alívio imediato, deixando uma deliciosa sensação de frescor.

Ingredientes:

– ½ xícara de óleo vegetal

½ colher (de sopa) de óleo de cânfora ou de eucalipto

Misture os dois óleos e guarde em pote limpo com tampa. Aplique com movimentos circulares ascendentes nos locais afetados.

 

Loção Refrescante para Massagem Corporal

Especialmente indicada para o clima quente. Além de refrescante, a glicerina e o óleo de alecrim deixam a pele mais macia. Contudo, se sua pele for muito seca, será necessário passar em seguida uma loção hidratante.

Ingredientes:

– 2 xícaras de vodka

– 2 colheres (de sopa) de glicerina

– ½ colher (de chá) de óleo de alecrim

– 2 a 3 gotas de essência a escolher (opcional)

Misture todos os ingredientes e guarde em pote com tampa. Mexa bem antes de usar.

 

Por: Ala Szerman

Pioneira na implantação da ginástica aeróbica no Brasil . . .

 

 

 

 

 

Imagem: Photl.com

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta