Brotas – a cidade que refresca e também aquece

mulher olhando para o lado em em Brotas

Quando falamos de Brotas, logo a associamos a esportes de aventura. Engano. Lá existe um pouco de tudo: Uma rica história, restaurantes, cachaçaria, trilhas leves para os mais preguiçosos, pousadas e hotéis para todos os gostos e bolsos e, é claro, muita história.

Sexta-feira do aconchego

Depois de horinhas de estrada, cheguei a Brotas a noite e nada de começar a viagem com aventura e adrenalina, busquei relaxar o corpo pós a viagem. Hospedei-me no Hotel Frangipani e de cara uma jacuzzi ao lado da piscina me convidou a relaxar. Fechei a noite com um delicioso jantar e assisti a um bom filme.

Sábado – Rafting e voo do passaro

Depois de um requintado café da manhã, preparei-me para a primeira aventura, o rafting. Cheguei à agência Eco Ação – responsável pelo passeio. Depois de um treinamento e explicações sobre o esporte, fomos rumo à prática da atividade mais famosa de Brotas. Em grupo, num bote inflável, descemos o rio Jacaré-Pepira, curtindo as melhores corredeiras. É realmente emocionante. Não preciso dizer que no fim da aventura todo mundo estava literalmente molhado e pra aquecer a turma, foi oferecido pinga com mel. Já que não estava pilotando uma moto, claro que aceitei.

O passeio levou a manhã toda. De volta para o hotel, almocei de frente para a piscina, curtindo a linda paisagem que nos é oferecida. Mas, sem tempo a perder, segui rumo à próxima aventura, chamada Tirolesa Superfly – lançada em Brotas – uma tirolesa na qual se pode voar de verdade, com braços abertos sobre a Cachoeira Cassarova, cartão postal da Cidade. É indescritível a sensação de voar por cima da cachoeira. O visual é emocionante.

Descanso e compras

Satisfeita com a aventura, parti para o centrinho da cidade. Tudo fica próximo. Minha primeira visita, foi à charmosa Igreja Matriz. Caminhando aos redores, fui visitando lojinhas de artesanatos até chegar à Casa da Cachaça – artesanal, própria, aromatizada, envelhecida, licores caseiros, doces em compotas, queijos e embutidos, tudo isso encontrei lá – e claro, fiz a festa com as comprinhas.

Quando chegou a noite

A hora da fome e do jantar chegou. Combinação perfeita para uma parada gastronômica. Escolhi o Restaurante Malagueta. Belisquei umas massinhas crocantes apimentadas, chamadas “porção malagueta” e uma picanha no capricho. O lugar é rústico e charmoso.

O sabadão foi perfeito, gastei energia, comi bem, conheci novos lugares e fechei a noite com uma sinuquinha no hotel. Depois, foi só relaxar e dizer: Até amanhã!

Domingo suja de terra.

Bom diaaaa!! Cedinho estava acordada preparando-me para o próximo passeio. Trilhas pilotando um quadriciclo. Confesso que foi a aventura com que mais me identifiquei.

O passeio de quadriciclo tem início na base da operadora Quadri Company e segue por uma estrada vicinal, de terra, ladeada por eucaliptos. Ela atravessa ponte e algumas regiões de mata nativa, até a Fazenda N.Sra. da Aparecida.

Em terrenos mais acidentados, dentro da Fazenda, o passeio continua, possibilitando o piloto vivenciar algumas situações de trilhas, com alguns tops e a travessia de um rio. O caminho é percorrido dentro de vales, margeados por muita água, rios que correm na mesma direção que os quadriciclos, lagoas e muitos animais… Alguns característicos da região, como seriemas e tucanos, e outros como carneiros e vacas. Inicia-se a caminhada às margens do Rio Pinheirinho. É ali que se atravessa, a pé, com profundidade abaixo dos joelhos.

Chegamos à Cachoeira Cristal. Fiquei admirada com a beleza da paisagem. A cachoeira possui uma queda de aproximadamente 15m. Localiza-se no meio de uma furna. É rodeada de enormes pedras, permite-nos a ilusão de sentir-nos às margens de algumas grutas.  Possui, à sua volta, uma vegetação exuberante, com a presença de árvores nobres de delineio marcante, como o pau-d’alho.

Depois do quadri, que levou toda a manhã, fui renovar as baterias na piscina do Hotel. Domingo o sol raiou quente. Pude descansar. Almocei, tirei um cochilo e preparei-me para voltar a Sampa. Mas antes, passei no famoso Museu do Calhambeque. Muitos que já estiveram na “Capital dos Esportes de Aventura” desconhecem que seja também a “Capital dos Fordinhos”. Então não deixem de visitar o Museu e voltar um pouco ao passado.

É… Brotas é show!  Não deixe de visitar a cidade que encanta e aquece. Até a próxima, galera.

Onde ficar:

Hotel Pousada Frangipani – Localizada no circuito das cachoeiras, e a 15 minutos de Brotas, a Pousada Frangipani é para quem gosta de natureza, mas ela não abre mão de oferecer conforto e ambiente charmoso e aconchegante. (14) 3653-4851

Veja como chegar no site: www.frangipani.com.br

Onde praticar esportes:

Eco Ação – Possui a maior e melhor estrutura de Brotas Av. Mário Pinotti, 205 – Centro (14) 3653-8040 / 3653-8188 www.ecoacao.com.br [email protected]

Quadri Company

Rua Cubatão, 161 – Cachoeiras do Jacaré – Brotas/SP

(14) 3653-2235 / 9162-6007

www.quadricompany.com.br [email protected]

Não deixe de visitar:

Casa da Cachaça

Av. Ângelo Piva, 590

(14) 3653-1128

Museu do Calhambeque

Av. Mário Pinotti, 221 – Centro

Onde comer:

Bar e Restaurante Malagueta:

Av. Mário Pinotti, 243

(14) 3653-5491

www.restaurantemalagueta.com.br

Principais distâncias:

SÃO PAULO – 235 km
SÃO CARLOS – 65 km
CAMPINAS – 140 km
JAÚ – 54 km
JUNDIAÍ – 185 km
RIO CLARO – 70 km
RIBEIRÃO PRETO – 150
KM SÃO PEDRO – 80 km
BAURU – 105 km
BARRA BONITA – 63 km
PIRACICABA: 110 km

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta