Qual é sua Expectativa de Vida?

dados da pesquisa sobre expectativa de vida no Brasil

Se você é o tipo pessoa que, além de manter hábitos saudáveis, costuma fazer os exames médicos de rotina e está sempre alerta aos sinais que seu organismo fornece, parabéns! Provavelmente você viverá mais e está contribuindo para melhorar muito sua qualidade de vida. Mas se você for o oposto, cuidado! Seu descaso com a própria saúde pode lhe trazer sérias consequências no futuro.

No Brasil, conforme dados da Fundação Getulio Vargas (FGV) e do IBGE (2003), publicados pela revista Veja (23/07/2008), a expectativa de vida mudou, espantosamente, para muito maior. Levando em consideração os dados femininos, em 54 anos, a expectativa de vida chegou a um aumento médio de 157 dias para cada ano de vida anterior. As pesquisas demonstram que as doenças graves que levaram as pessoas a estados terminais, entre os 60 e 80 anos, começaram como sutis sintomas aos quais não foram dadas as devidas atenções. Quase 60% dos casos são conseqüências dos últimos 25 ou 30 anos de péssimos hábitos e falta de cuidados com o estado geral físico, mental e emocional.

Os maus hábitos e os vícios básicos da civilização (tabagismo, álcool, obesidade, mau humor e estresse exagerado) alteram o equilíbrio do sistema imunológico, cobrando seu preço dezenas de anos depois. Mas sempre será cobrado.

Então, mantenha consigo mesmo um compromisso: seja dono e mestre do seu destino! Mude sua atitude! Os fatos ocorrentes são como ondas do mar, desviam nossas rotas de forma cumulativa. Não devemos perder nosso objetivo, a visão correta do destino desejado. O fato de gerenciarmos nossas vidas não nos garante não haver surpresas, mas diminuem extraordinariamente as probabilidades de acontecer o pior.

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta