Gaspacho – uma sopa para um verão saudável

Quando falamos em servir uma sopa, logo relacionamos este prato servido quentinho para aquecer o inverno. Mas hoje vamos falar de uma sopa que se toma fria e que, além de muito refrescante, também faz muito bem para a saúde.

Gaspacho é uma sopa feita de legumes, muito popular em algumas regiões da Espanha, Portugal e alguns países centro americanos. As receitas podem variar conforme o local, mas no geral consiste basicamente de tomate, pepino, azeite, alho, pimentão, ervas, cebola e outros ingredientes. Os legumes cozidos são triturados para formar um purê grosso e delicioso e a sopa é servida fria.

Como opção, pode-se colocar à mesa tigelas com alguns dos ingredientes cortados em cubinhos para serem adicionados ao prato na hora de consumir, conforme o gosto de cada um. Há também receitas que indicam colocar pedacinhos de pão. Mas um toque refrescante e bem curioso que indicamos para você usar é dispor sobre a mesa uma tigela com cubinhos de gelo! Isso mesmo! Um ou dois cubinhos de gelo podem ser adicionados ao prato o que dará um charme especial, além de deixar sua sopa ainda mais fresquinha. 

A explicação para este resultado é que o gaspacho é um alimento com um elevado teor de carotenoides, vitamina C e polifenois. O equilíbrio final entre os compostos bioativos do gaspacho, mesmo com seu conteúdo de sal, faz com que o produto final seja benéfico ao coração, isto é, o efeito positivo prevalece no final de todos os ingredientes, o que pode ajudar a reduzir a pressão arterial.

As pesquisas em torno destes resultados continuarão para identificar o mecanismo da ação do consumo de alimentos que contém polifenois sobre a redução da pressão arterial,  um processo aparentemente ligado ao aumento do óxido nítrico, uma molécula com propriedades vasodilatadoras no sistema cardiovascular. A pesquisa avaliou o efeito do consumo de gaspacho em 3.995 pessoas do PREDIMED, que analisa os efeitos da dieta mediterrânea para a prevenção da doença cardiovascular em uma população de alto risco.

É sempre bom lembrar que a hipertensão afeta 25% da população adulta e é o principal fator de risco para infarto do miocárdio e cerebral e a principal causa de morte nas populações ocidentais.

E, depois desta notícia espetacular, o que você acha de experimentar esta sopa fria? Você pode encontrar diversas variações de receita na internet. Para facilitar, recomendamos a receita publicada no site de Olivier Anquier.

Depois de preparar e saborear esta maravilha refrescante, não se esqueça de passar por aqui e deixar seu depoimento. Vamos adorar saber sua opinião! 

Saúde e bon appetit!

 

Fonte:Universidade de Barcelona

Imagens: 1- Flickr/Fugzu  2-Flickr/centerbilder

 

1 Comentários
António Torres

O Gaspanho é feito com legumes crús e não cozidos! Em Portugal os vários legumes são cortados em pedaços pequenos e servidos com água gelada e gelo. Em Espanha os legumes são todos passados.

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta