Reflexologia Podal – harmonização e equilíbrio

A massagem nos pés trabalha a harmonização dos órgãos, estimulando, equilibrando, e tonificando os meridianos de energia. O uso de óleos vegetais e aromaterapia junto com a reflexologia acentuam a finalidade terapêutica, pois esta pressão com massagem nos pés trabalha os pontos correspondentes a órgãos do corpo. Também se pode, pela pressão e dor, diagnosticar problemas em locais como fígado ou estômago e, por meio da massagem e pressões específicas, sanar o mal no ponto que corresponde ao órgão deficitários.

É muito relaxante e boa para quem gosta que mexam em seus pés. A reflexologia também é boa para quem tem retenção de líquidos, ansiedade e estresse. As correntes e os canais energéticos que percorrem nosso organismo, os chamados meridianos, mudam sua direção e polaridade, atenuando ou tonificando, regulando o fluxo de energia nos pés. Nos Spas, esta técnica é procurada por pessoas que já conhecem a reflexologia e seus efeitos benéficos, e muitas vezes o terapeuta aplica algumas técnicas de reflexologia durante a realização de uma massagem, como complemento ou forma de potencializar alguns resultados que está buscando.

A origem da reflexologia remonta à antiguidade, quando as técnicas de pressão eram reconhecidas como uma forma de medicina natural, preventiva e terapêutica. A massagem terapêutica dos pés tem sido praticada por diversas culturas ao longo da história da humanidade.

Apesar de simples (pressões e toques), ela é bastante eficaz. Não necessita nenhum equipamento sofisticado. O objetivo da reflexologia é promover o retorno da homeostase, um estado de equilíbrio integrado corpo, com os seguintes benefícios:

reduz ou elimina a dor;

equilibra a energia do corpo;

estimula o sistema imunológico;

permite lidar melhor com o estresse;

promove a liberação das toxinas e tem efeitos revitalizadores.

Os estudos da reflexologia podal iniciam-se pelo conhecimento das zonas anatômicas dos pés, pela localização e pela identificação na sola dos pés dos mapas e zonas reflexas e a identificação dos pontos de massagem e meridianos, além de saber as técnicas de massagem e acupressão e a sua adequada sequência de pressões e massagens.

Ligia da Luz Posser – Editora Besouro Box

Reprodução proibida

www.spasterapialquimia.com.br

Gerontóloga, Psicoterapêuta, Escritora . . .

Matéria editada – postada inicialmente em julho/14   Imagem: ©Buddha Spa

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta