Yoga e meditação – controlando um computador com a mente

Quem duvida do poder da mente e de como é possível desenvolver habilidades consideradas impossíveis através da constante prática de Meditação e Yoga precisa rever seus conceitos. 

Um artigo do Science Dail afirma, com base em estudos, que as pessoas que praticam Yoga e meditação, por um longo período, podem aprender a controlar um computador com a mente. Esta informação é resultado de uma pesquisa realizada por engenheiros biomédicos da Universidade de Minnesota.

A pesquisa foi publicada em uma revista científica com tecnologia de ponta das novas tecnologias em áreas emergentes da ciência e da engenharia. No decorrer dos estudos, utilizou-se um aparelho não invasivo na cabeça de cada participante para monitorar a atividade cerebral, demonstrando que os praticantes de Meditação e Yoga têm duas vezes mais chances de obter sucesso na conexão cérebro e computador.

Um sinal de cérebro c

Nos últimos anos vários estudos têm sido realizados nesta área pois podem ter implicações importantes para tratamentos de pessoas que estão paralisadas ou têm doenças neurodegenerativas.

O principal objetivo é ajudar estas pessoas a recuperar sua mobilidade e independência.

É muito bom descobrir que a prática constante de Meditação e Yoga pode trazer muitos benefícios não somente ao praticante, mas sim que, no futuro, poderá ajudar muitas pessoas a melhorarem sua qualidade de vida e bem-estar. É romper limites, é levar mais liberdade de ação para pessoas que enfrentam dificuldades até nas terafas mais fáceis do dia a dia.

Independente destas pesquisas mais direcionadas, a lista de benefícios para quem pratica Yoga e meditação é extensa e abrange corpo, mente e espírito. Por exemplo: controlar a ansiedade, regular o nível de estresse, aumentar a sintonia entre corpo, mente e espírito, gerar autoconhecimento, melhorar respiração, gerar mais energia mental e muito mais.

É claro que as coisas não funcinam assim com tanta facilidade… (Não adianta querer mexer a seta do computador com sua mente de uma hora para outra.) Mas os benefícios gerados pela prática constante destas duas técnicas são ótimos motivos para quem busca ter maior qualidade de vida através da prática de bons hábitos, não é mesmo?

Fontes: Artigo na íntegra – em inglês Science Dail  

Imagens: cc Hartwig HKD  cc Wyoming National Guard

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta