Om Mani Padme Hum – o poder do mantra

O mantra pode ser qualquer som, sílaba, palavra, frase ou texto, que detenha um poder específico. Mas é fundamental que pertença a alguma língua morta, na qual os significados e as pronúncias não sofram a erosão dos regionalismos por causa da evolução da língua. Existem mantras para facilitar a concentração e meditação, mantras para energizar, para adormecer ou despertar, para desenvolver chakras ou vibrar canais energéticos a fim de desobstruí-los.

A vibração sonora faz nascer em nossa mente uma atmosfera de serenidade e como dizia Buda:

“O homem é aquilo que pensa.”

No Tibete utiliza-se o mantra como orações repetidas. É um caminho e um meio de alcançar paz e também elevação da consciência ou iluminação.

Tudo o que pensamos se concretiza na matéria, por esse motivo eles valorizam muito a palavra, ou seja tudo aquilo que falamos e pensamos.

O Mantra mais utilizado na tradição tibetana e associado ao Bodhisattva da Compaixão é o

Om Mani Padme Hum (pronuncia-se Om Mani Peme Hum).

 

Om – representa a presença de todos os Buddhas, o começo de todos os mantras a própria consciência ou a luz.

Quando entoamos o Om a função é libertar tudo o que precisa ser libertado dentro de nós, afastar o ego, orgulho e o apego. Esse mantra também protege e cria vibrações benéficas e salutares e ainda ensina a meditar no ritmo tranquilo e entrar em contato com a devoção.

Mani – significa a joia da compaixão, capaz de realizar todos os desejos. É o som da transformação, pois a joia da mente (ou a pedra filosofal) que nos coloca em contato com a eternidade. Ela também ajuda a fechar a porta de entrada de energias densas especialmente a inveja.

Também pode ser considerado a mente sutil, refinada e conectada com a compaixão por todos os seres, desta forma ela cria um padrão de pensamento positivo fazendo uma higiene mental e trazendo sensação de felicidade. E num estágio mais avançado o desprendimento do sofrimento que os desejos nos causam.

Padme – significa a flor de lótus, aquela que nasce do lodo e floresce. Ou seja, ela nasce da escuridão, de onde há sujeira e dificuldade, abre suas flores somente após ter subido além da superfície do lodo.

Cria emoções positivas e muito forte para quem tem dificuldades de lidar com suas próprias emoções.

Hum – Essa sílaba representa a mente iluminada e funciona com um som de limpeza, dissipa as sombras. Eternidade e ajuda no sofrimento de sentimentos de raiva e ódio. Ele é a libertação de tudo que não faz parte ou é positivo para nossa alma. É também o infinito, a Mãe Terra e a eternidade.

O significado literal do mantra seria – Oh! A joia do Lótus, ou da lama nasce a flor de lótus.

A união entre o homem e o universo.

Existe também outros benefícios que resultam da repetição deste mantra, incluindo a produção do mérito e destruição do carma negativo.

O poder do mantra está em apaziguar os pensamentos e elevar a consciência à vibrações energéticas mais sutis, nos trazendo relaxamento e serenidade. Entoar um mantra é sempre um caminho que conduz a paz.

Por isso quem “mantra” seus males espanta!

 

Advogada, Pós graduada em Marketing e Naturopatia. . .

criancasdasestrelas.blogspot.com.br





Crédito imagem superior: cc Flickr/ Eddi van w.

 

19 Comentários
João da Cruz Borges Neto

Quão maravilhosos os significados de cada palavra desse mantra! Buscava Regina Restello, que por acaso encontrei em meu samarphone. Tratava de ho'ponopono, e continha esse mantra. Agora, encontro vocês. De tanto pronunciar o on mani pene hum. Foi a força positiva que se manifestou? Bom dia.

Joel Ribeiro

Bem esclarecedor, obrigado.

JUSSARA SOARES

Eu amei esta informação! Obrigada por compartilhar conosco. Luz para todos!

Pedro Neto

eu não entendi muito o poder dos mantras mais gostaria de saber mais sobre o poder dos mantras e para que devemos usar os mantras e se o deus todo poderosa aceita os mantra. porque jesus cristo disse para não ficamo repetindo as mesmas coisas e no meu entender os mantras são uma repetição das mesma coisas e se for assim acho que deus não os aceita ;mandem me mais respostas sobre os mantras obrigado.

Margarida

Amo esse mantra, me deixa leve.

Gal

Maravilhoso!!

fernando teixeira

Gratidão!é o que sinto e o que ponho em prática diariamente através desse maravilhoso mantra encontrei a paz e a serenidade necessária para que a matéria e o espírito possam caminhar juntos através da grande estrada da vida,Bom dia!

eliezer

Lindo,perfeito, libertador... Amém

denis

Que bom a paz inetrior é tudo!!

denis

Q. bom. a paz interior é tudo!!

Elmira Maria

Gratidão pelo vídeo!

Elmira Maria

Gostei muito do blog

weslee

o significado espiritual supera todos os signicaficados linguísticos , sendo que-tal o faz todo sentir a mesma energia de força e paz interna, não importa a cultura ou língua falada ...

Nivea

Eu amo esse mantra ….

Wendy

Um dos melhores textos que já li sobre esse mantra! Parabéns e obrigada por compartilharem!

Bárbara Silva de Oliveira

Gratidão por esse trabalho lindo de tradução e iluminação! Esse mantra é especial pa mim, mas não sabia o significado!

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta