Você sabe o que é narcolepsia?

Segundo a Associação Brasileira do Sono a narcolepsia é uma doença de origem genética que afeta parte do cérebro responsável pelo controle do sono e da vigília.

Um artigo publicado na Revista de Psiquiatria  Clínica relata que um dos sintomas que mais caracteriza este problema é a cataplexia – enfraquecimento repentino e incontrolável de todo o corpo ou parte dele,  após situações de tensão.  Pode ocorrer perda de consciência ou sono profundo.

Como 30% dos afetados também apresentam alterações de humor, como ansiedade e depressão, acabam sendo medicados para estes outros problemas, o que acaba dificultando o  diagnóstico real do distúrbio, sendo necessário fazer uma série de exames. A boa notícia é que a narcolepsia tem tratamento.

Se você tem sono inexplicável durante o dia, não é preciso entrar em pânico! Procure um médico. Este mal em específico deve estar associado a algum dos  outros sintomas. Não confunda com preguiça ou aquelas cochiladas após o almoço… A narcolepsia é algo muito mais complexo.

Imagem: Photl.com

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta